Fórum Ecossocialista Libertário
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
karlomarxo
Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/02/2022

Verdade & Ficção Empty Verdade & Ficção

Qua Fev 23, 2022 8:59 am
Olá, venho por meio deste tópico, iniciar uma troca de ideias sobre A utilização de ficções para uma organização efetiva de uma massa de pessoas.
Esse assunto foi abordado através de um comentário na transmissão do MEL do dia 22/02/2022.

Renato deixou bem exposto que na sua visão, somente a difusão da verdade pode organizar e nos guiar para o melhor caminho r3v0luci0nár10 possível.
Eu, acredito que somente a verdade liberta, que ela é por si revolucionaria e que somente a busca por ela pode nos garantir uma analise efetiva da natureza, além de ser extremamente necessária para que possamos trilhar a r3v0luçã0. Porém, tendo a crer que para que possamos conseguir a aderência de um numero minimamente viável de pessoas para o inicio e para a manutenção do processo r3v0luci0nári0, seja necessário que se tenha um pouco de ficção nas narrativas apresentadas e difundidas.
Gostaria muito de que possamos conversar sobre esse assunto, caso acredite ser necessário e possuamos tempo para tal atividade.

Estou inserindo aqui a seguir, recortes de dois livros do autor Yuval Noah Harari, os quais me fazem acreditar nessa inserção da ficção para uma difusão e aderência efetiva de uma narrativa/ideia (fica mais elucidado após a exposição do Yuval o que quero dizer com narrativa/ideia).




Sapiens, uma breve história da humanidade (livro)

“ ‘Nós sabemos que as pessoas não são iguais biologicamente! Mas se acreditarmos que somos todos iguais em essência, isso nos permitirá criar uma sociedade estável e próspera’... É exatamente o que quero dizer com ‘ordem imaginada’. Acreditamos em uma ordem em particular não porque seja objetivamente verdadeira, mas porque acreditar nela nos permite cooperar de maneira mais eficaz e construir uma sociedade melhor. Ordens imaginadas não são conspirações malignas ou miragens inúteis. Ao contrário, são a única forma pela qual grandes números de seres humanos podem cooperar efetivamente. Lembre-se, no entanto, que Hamurabi pode ter defendido seu princípio de hierarquia usando a mesma logica: ‘Eu sei que homens superiores, comuns e escravos não são tipos de pessoas inerentemente diferentes. Mas se acreditarmos que são, isso nos permitirá criar uma sociedade estável e prospera’. ”

“Uma ordem natural é uma ordem estável. Não existe a menor chance de que a gravidade deixe de funcionar amanhã, mesmo que as pessoas deixem de acreditar nela. Por sua vez, uma ordem imaginada está sempre sob ameaça de colapso, porque depende de mitos (partilhados) , e os mitos desaparecem quando as pessoas deixam de acreditar neles. ”

“ Como você faz as pessoas acreditarem em uma ordem imaginada como o cristianismo, a democracia ou o capitalismo? Primeiro, você nunca admite que a ordem é imaginada. Você sempre insiste que a ordem que sustenta a sociedade é uma realidade objetiva criada pelos grandes deuses ou pelas leis da natureza. .... Você também educa as pessoas o tempo todo. Do momento em que nascem, você as lembra constantemente dos princípios da ordem imaginada, que estão presentes em tudo. “

“Três fatores principais impedem as pessoas de perceberem que a ordem que organiza nossa vida só existe em nossa imaginação:
1. A ordem imaginada está incrustada no mundo material.
2. A ordem imaginada define nossos desejos.
3. A ordem imaginada é intersubjetiva. ”

“Um fenômeno objetivo existe independentemente da consciência humana e das crenças humanas.
Subjetivo é algo que existe dependendo da consciência e das crenças de um único indivíduo. Desaparece ou muda se aquele indivíduo em particular mudar suas crenças.
Intersubjetivo é algo que existe na rede de comunicação ligando a consciência subjetiva de muitos indivíduos.
...
No entanto, para construir tais organizações complexas, é necessário convencer muitos estranhos a cooperarem uns com os outros. E isso só acontecerá se esses estranhos acreditarem em alguns mitos partilhados. Daí decorre que para mudar uma ordem imaginada existente precisamos primeiro acreditar em uma ordem imaginada alternativa.
Para desmantelar a Peugeot, por exemplo, precisamos imaginar algo mais poderoso, como o sistema jurídico francês.
...
Não há como escapar à ordem imaginada. Quando derrubamos os muros da nossa prisão e corremos para a liberdade, estamos, na verdade correndo para o pátio mais espaçoso de uma prisão maior. ”


“Mitos e ficções habituaram as pessoas, praticamente desde o momento do nascimento, a pensar de determinadas maneiras, a se comportar de acordo com certos padrões, a desejar certas coisas e a seguir certas regras. Dessa forma, criaram instintos artificiais que permitiram que milhões de estranhos cooperassem de maneira efetiva. Essa rede de instintos artificiais é chamada de ‘cultura’. “


Homo Deus (livro)

“Em teoria, se algum livro sagrado descrevesse equivocadamente a realidade, seus discípulos cedo ou tarde descobririam, e a autoridade do texto estaria comprometida. Abraham Lincoln disse que não se pode enganar todo mundo o tempo todo. Bem, isso é uma ilusão. Na prática, o poder das redes de cooperação humana depende de um equilíbrio delicado entre a verdade e a ficção. Se você distorce demasiadamente a realidade, isso vai enfraquecê-lo, e você não será capaz de competir com rivais que tenham uma visão mais clara. Por outro lado, você não vai conseguir organizar massas de pessoas sem se apoiar efetivamente em alguns mitos ficcionais. Se ficar agarrado à realidade pura, sem misturar nela alguma ficção, poucos o seguirão.


“A ciência moderna certamente mudou as regras do jogo, embora não tenha apenas substituído os mitos pelos fatos. Os mitos continuam a dominar o gênero humano. A ciência só os torna mais fortes. Em vez de destruir a realidade intersubjetiva, a ciência permitirá que ela controle as realidades objetivas e subjetivas de modo mais completo. Graças aos computadores e à bioengenharia, a diferença entre ficção e realidade se tornará indistinta, à medida que pessoas reformatam a realidade para que se encaixem em suas ficções prediletas. “





Gostaria de pedir desculpas caso o local onde foi publicado seja errado, mas foi o mais adequado que eu encontrei.

Desde já agradeço ao tempo dedicado e espero ansiosamente por um bate papo nesse sentido.

Um grande abraço a todos, seguimos juntos.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos